sábado, 4 de julho de 2009

Ficaram muito mal na fotografia

Não entendo tanta polémica à volta de frases lapidares de figuras públicas deste “jardim à beira-mar plantado”.

A culpa é da promiscuidade! Se não houvesse o, quiçá demasiado, relacionamento entre deputados de todos os quadrantes (“onde todos os cruzamentos são possíveis”), como diz António Filipe, Manuel Pinho não teria conhecimento dos apêndices, mais ou menos afiados ou armados, do deputado a quem dirigiu o gesto assertivo que fez as delícias fotográficas em todo o mundo. E que levou à sua demissão imediata por parte do Primeiro-ministro. O mesmo Primeiro-ministro que chama ignorantes e desonestos aos deputados, mas tratando-os por “senhor”…, ou, como diz Luís Filipe Menezes, "Chamar ladrões uns aos outros, fazer insinuações sobre a idoneidade das pessoas, isso deixa-se passar".

Pinho não é a primeira figura pública a “passar-se”. Pinheiro de Azevedo, lembram-se, quando foi apelidado de fascista, não hesitou em responder: “Bardamerda para o fascista”. E ninguém o demitiu. Aliás, a maioria apoiou, e a frase ficou na história.

E o próprio ex-Presidente da Assembleia Geral do Benfica, Manuel Vilarinho (que às tantas representava mais portugueses que o Governo de Sócrates), questionado sobre uma hipotética contestação judicial às eleições, atirou com aquele ar de sobriedade avermelhada que lhe é intrínseca: “Estou-me cagando”. E o jornalista riu!

É o “direito à indignação”, tão profusamente aconselhado pelo maior guru do socialismo português, Mário Soares. Ou a voz do povo: “Quem não se sente não é filho de boa gente”.

Uma hipocrisia é o que é!

Se “a ocasião faz o ladrão”, pode também fazer o “vilão”, a “demissão”…
(Só uma pergunta, porque “só a verdade é revolucionária”: afinal, o Ministro conhece, ou não, os apêndices de Bernardino? E a sua demissão foi, ou não, ordenada por outros que, mais cedo ou mais tarde, poderiam vir a ser mimoseados com o mesmo gesto, e havia que prevenir?).

Mas João Soares tem razão quando refere que, oxalá, o gesto não caia na cabeça do PS nos próximos actos eleitorais.

Ficaram muito mal na fotografia!

Sem comentários:

Enviar um comentário