sexta-feira, 31 de julho de 2009

Lendo a Imprensa de hoje

“… cartas de Portugal anunciam-me que o quiosque por mim mandado erguer em Sintra, na minha quintarola, … abateu. Três mil e oitocentos francos achatados em entulho. Tudo tende à ruína num país de ruínas. O arquitecto que o construiu é deputado, e escreve no “Jornal da Tarde” estudos melancólicos sobre as Finanças! O meu procurador em Sintra aconselha agora, para reedificar o quiosque, um estimável rapaz, de boa família, que entende de construções e que é empregado na Procuradoria-Geral da Coroa! Talvez se eu necessitasse um jurisconsulto, me propusessem um trolha. É com estes elementos alegres, que nós procuramos restaurar o nosso império de África!” (Eça de Queirós)

--------------------------------------

Num país governado por alegado engenheiro, também há o dia 31 de Julho. E, no Ano da Graça de 2009, folheio à vol d’oiseau a imprensa diária deste dia final de Julho.

Fátima Felgueiras, a inegável Presidente da Câmara de Felgueiras, sai ilesa de todos os processos de corrupção ligados à promiscuidade entre a política local (que permanece) e o futebol da casa (que, entretanto, se esfumou, já não há!) e anuncia a sua recandidatura ao trono – ou à cadeira – do Município. Faz aquele ar seráfico com que, aos domingos, desce a Igreja depois de tomar o Senhor, as mãos postas em devoção e declara, então: “Acabou o pesadelo”. É chegada a hora de regressar, limpa e cristã, aos votos do Povo! Viva!

Escreve-se, também, que o F.C. Porto continua sob escrutínio do Ministério Público. Agora, lembraram-se de ir buscar processos de legalização de jogadores estrangeiros, alegadamente facilitados pelos SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Viva o Correio da Manhã! Como os contornos do casamento de Pinto da Costa com a Filomena já não vendem, saia-se mais uma do FCP! Obrigado, amigos do Correio da Manhã! Quando vão aprender que, quanto mais baterem no clube, mais títulos ele vai ganhar? Que essas notícias só dão força?

Por falar em denúncias, em que o já aludido CM é pródigo, este diário anuncia que Maria José Morgado, depois de pouco ter conseguido contra Pinto da Costa e contra o F.C. Porto, “desviou” os recursos humanos do “seu” DIAP (Departamento de Investigação e Acção penal) para nova auditoria: o pagamento, por parte da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa, de 2,2 milhões de Euros a Frank Gehry, o arquitecto canadiano responsável pelo estudo de requalificação do Parque Mayer, que poderão consubstanciar “comissões ilegais”. Dá jeito! Santana Lopes está bem posicionado para varrer da Câmara o socialista António Costa e não convém… Pode ser que um processo, nesta altura, envolvendo o candidato Santana Lopes traga algum oxigénio à esquerda de António Costa, do ex-Bloco de Esquerda Sá Fernandes e de todas as Rosetas da capital.

Ficámos também a saber, hoje, que um terço dos infectados com "gripe A" registados em Portugal são oriundos de Espanha. Já não nos chegavam os Filipes, as multinacionais espanholas, a Iberdrola, a Repsol e quejandos. E se, como diz o povo, “de Espanha, nem bom vento nem bom casamento”, talvez fosse altura de, no meio do ditado popular, metermos uma gripe… Ficaria assim: “De Espanha, nem bom vento, nem boa gripe, nem bom casamento”.

Pois é… segundo dizem as más-línguas, o Novo Estatuto da Carreira Docente poderá ser considerado inconstitucional. Senhora Ministra Maria de Lurdes Rodrigues, obrigado por ter sido tão intransigente. A sua teimosia vai ajudar-me a escolher o meu voto nas Legislativas… quanto mais longe desta política, melhor!

Para terminar, o diário “i” revela: “Média dos exames nacionais desce em metade das disciplinas - Das 27 provas, 18 registaram uma descida das médias face ao mesmo período de 2008”.
Para acrescentar: “Os números revelam ainda que os quatro exames do ensino secundário com mais alunos inscritos tiveram todos médias negativas - Matemática A, Física e Química, Biologia e Geologia e Português. Na disciplina de Biologia e Geologia, a média caiu de 11,4 para 8,8 valores, enquanto a Português se registou uma média de 8,9 valores contra os 11,3 valores da segunda fase de 2008. Na prova de Física e Química A, a média desceu de 9,3 para 8 valores e a Matemática A registou uma quebra de 8,9 para 8,8 valores”.

Bravo, Senhora Ministra! Mais um grande resultado da sua política…

Depois de tudo isto e desta maioria absoluta do PS, vem um tal Nuno Amado, Presidente do Banco Santander Totta, dizer que o País precisa de uma maioria absoluta…
Outra? Por amor de Deus, duas seguidas é muito!
(OBS.: estando os bancos entre as empresas que em Portugal continuam a somar lucros, compreende-se… Este governo continua a ser o abono de família dos grandes negócios bancários. E, como a fiscalização do Banco de Portugal não funciona (lembram-se das audições parlamentares do seu Governador?) há banqueiros que podem entreter-se a brincar aos dinheiros que, quando perdem, o povo paga…).

Vou à praia. Por hoje já chega de incompetência, chicana política e outros tráficos…

É que, segundo o Jornal de Negócios, os hotéis do Algarve estão a fazer descontos de 50%... Viva a crise!

Sem comentários:

Enviar um comentário