terça-feira, 9 de junho de 2009

Comissões de Inquérito Parlamentar

O Senhor Governador do Banco de Portugal, antigo Secretário-Geral do Partido Socialista e, segundo se diz, mais bem pago que o Presidente da Reserva Federal Norte-Americana, garantiu na Comissão de Inquérito da Assembleia da República, que investiga a Supervisão daquele Banco Central no caso BPN, que não se demite.

E garantiu ainda que a Supervisão prudencial seguiu todas as normas, ponderou todas as hipóteses, fez o que tinha de ser feito. Não obstante, aconteceu o que aconteceu e todos conhecem.

Quer isto dizer que actividades para criminais podem fugir, de forma fácil, à supervisão? Quer isto dizer que os Bancos, mau grado os mecanismos de controlo e fiscalização, gerem a seu bel-prazer as irregularidades que pretendem cometer?
Ou significará que os mecanismos de supervisão são, liminarmente, incompetentes?

Se são simplesmente incompetentes, trata-se dos incompetentes mais bem pagos do mundo. O que lhes permite serem suficientemente arrogantes para responderem acintosamente às perguntas dos deputados - eleitos pelo povo - mas suficientemente estúpidos para que uma qualquer Administração bancária subverta, quase sem castigo, a ética do mercado e brinque com o dinheiro de todos, não encontrando o Governador do Banco Central meios, formas, procedimentos, para os meter na ordem.

Ora, se, perante esta incompetência, o Governador garante que não se demite, haverá alguém minimamente competente para o demitir, obviamente?
Ou ficaremos aqui, todos, à espera de novos casos, cujas consequências haveremos todos de pagar?

"O crime compensa", diz o povo!
A incompetência, também!

1 comentário:

  1. Nova ronda da Comissão de Inquérito.

    Agora, o todo poderoso Governador do Banco de Portugal zangou-se: com os deputados, com os seus inspectores. Voltou a recitar o "Credo in unum Governator", voltou a dizer que fez tudo, apenas foi enganado. Enganado sucessivamente de 2002 a 2008...

    Mesmo assim, em pleno uso das suas incompetências, deu-se ao luxo de ser, mais uma vez, arrogante, insultando um representante do povo...

    Como dizia alguém, só a ignorância é arrogante.

    Se houvesse dúvidas...

    ResponderEliminar